Orçamento Empresarial

    O Orçamento Empresarial tem como função realizar o planejamento das Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que a organização terá em período futuro. Geralmente é realizado para um período de um ano. A prática do Orçamento Empresarial é uma da técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresarias, sendo que as medias e pequenas empresas estão aplicando essa técnica administrativa para trazer os melhores resultados. Uma das finalidades dessa ferramenta é estabelecer metas objetivos para que a empresa possa, assim, acompanhar e comparar os resultados e tomar ações corretivas ou preventivas, caso seja necessário. Logo, o Orçamento Empresarial estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futuro desejada. Além disso, não há como realizar um bom Planejamento Estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao Orçamento Empresarial.

    Tipos de Gestão Orçamentaria:

    Existem vários tipos de Gestão Orçamentária utilizado pelas mais diversas organizações. Saber qual o mais adequado a sua empresa é fundamental para obter sucesso com a adoção e implementação na gestão da organização. Vamos citar os principais tipos usados no mercado para que você possa conhecer a essência de cada um deles e escolher o mais adequado a sua empresa:

    ➢ Orçamento Estático;

    ➢ Orçamento Flexível;

    ➢ Orçamento Contínuo;

    ➢ Orçamento Baseado em Atividade;

    ➢ Orçamento Revisado (Forecast);

    ➢ Orçamento Base Zero;

    ➢ Orçamento Base Histórico;

    ➢ Orçamento Matricial;

    ➢ Orçamento Colaborativo (Descentralizado);

    Na gestão empresarial não existe uma receita certa! Como mostra nesse e-book os tipos de orçamentos tem seus pontos fortes e fracos. Portanto, na hora de decidir qual modelo mais adequado, o importante é ponderar as vantagens e desvantagens de cada um e compreender qual se enquadra melhor para sua empresa, de acordo com o momento que a sua empresa está vivendo. Alguns pontos que tem quer ser analisado para decidir qual tipo utilizar:

    ➢ Porte da empresa;

    ➢ Estágio da maturidade da empresa;

    ➢ Ramo de atuação;

    ➢ Perfil dos funcionários;

    ➢ Planos de continuidade e crescimento;

    OBS: Lembre que os tipos de orçamentos pode se combinar para melhor resultado da sua empresa.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *