Indicadores para avaliar a sua empresa?

    Indicadores econômicos financeiros. Ao ouvir essas três palavrinhas você já imagina que elas se referem a números, não é mesmo?! E você está certo! Os indicadores econômicos financeiros revelam dados numéricos sobre as empresas e eles são muito importantes para a tomada de decisão.

    Você conhecerá neste post os principais aspectos sobre indicadores econômico-financeiros, aprendendo seus conceitos, suas aplicabilidades e seus cálculos.

    Vamos lá?!

    O que são indicadores?

    No dicionário, o termo indicador significa “que indica algo”. Nessa lógica, um indicador econômico financeiro apresenta indica algum dado econômico financeiro sobre algo ou alguém. Mais especificamente na área de negócios, um indicador econômico financeiro apresenta informações sobre as empresas e essas informações ilustram a situação econômica delas.

    O que é giro de ativo total?

    O giro do ativo (GAT) é a comparação de quanto a empresa vende em relação ao total de ativos, sendo calculada pela razão entre receita líquida e total médio de ativos.

    A receita líquida é basicamente quanto a empresa vendeu em 12 meses após abatimentos como devoluções, impostos sobre a venda e descontos. Já o total médio de ativos é simplesmente a média em 12 meses do total de ativos da companhia.

    Formula para o calculo:

    GAT = Receita líquida/ Total médio do ativo

    O que é o Giro dos Estoques Totais?

    Ao fazer um investimento, você leva em consideração como os produtos comercializados pela empresa na qual você quer comprar ações estão sendo cuidados ou manejados? Uma boa gestão de estoque é uma das peças-chave para o crescimento de uma empresa.

    Para saber mensurar os resultados das estratégias de estoque, é importante compreender o Giro de Estoques Totais (GET). Ele é um importante indicador que mostra como está o andamento do estoque.

    Um estoque qualificado é aquele que possui um bom fluxo de produtos. Isso significa que não há falta ou excesso de um mesmo item. Esses dois extremos podem gerar problemas para a instituição.

    Formula para o calculo:

    GET = Custo das Vendas (CMV)/ Saldo médio do estoque

    O que é Prazo Médio de Renovação dos Estoques?

    O Prazo Médio de Renovação dos Estoques (PMRE) é um importante indicador utilizado pelas empresas. Como o próprio sugere, ele é utilizado para medir a velocidade média pela qual uma organização gira suas mercadorias.

    Vale observar que esse é um controle importante na gestão de estoques na medida em que a demora na rotatividade por indicar que os produtos estão ficando muito tempo parados. E, como sabemos, isso não é bom.

    Dependendo do setor, do volume de clientes e do preço médio do produto, os estoques podem ter maior ou menor rotatividade.

    Formula para o calculo:

    PMRE = 360/GET

    O que é Prazo Médio de Cobrança?

    O Prazo Médio de Cobrança (PMC) é um indicador utilizado pelas empresas para medir o tempo médio que é gasto entre a venda de um produto para o consumidor e o respectivo recebimento.

    Essa é uma boa ferramenta para a empresa compreender o prazo que demora para efetivamente ter entradas de caixa, permitindo uma série de ações como a projeção de um capital de giro que permita a sua saúde financeira.

    Formula para o calculo:

    PMC = (Receita Operacional Liquida/Saldo médio das duplicadas a receber)*360

    O que é o Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores?

    Uma empresa costuma ter diferentes fornecedores para o funcionamento do seu negócio. Neste sentido, monitorar o fluxo de pagamentos é fundamental, até mesmo para entender o comportamento do seu sistema financeiro interno.

    Para isso, é muito comum que se use um indicador bem famoso entre gestores: o Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF). Como o nome mesmo já indica, trata-se do período que o negócio leva para quitar uma compra realizada com os seus fornecedores.

    O objetivo é mesmo: encontrar o tempo médio que o negócio leva para quitar as suas compras.

    Formula para o calculo:

    PMPF= (Saldo médio de fornecedores/Compras Brutas)*360

    O que é Ciclo Operacional?

    O ciclo operacional é o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda. Tempo em que não acontecem entradas e a empresa custeia a produção.

    Formula para o calculo:

    CO= PMRE+PMC

    O que é ciclo de caixa?

    Ciclo de caixa é o tempo que se passa entre o pagamento feito aos fornecedores e o recebimento dos valores referente às vendas dos produtos adquiridos.

    É importante compreender que aqui o que vale não é a data da compra. O cálculo de tempo começa com o pagamento ao fornecedor do material adquirido. E, em geral, empresas de comércio pagam seus fornecedores 30 dias após a aquisição do produto.

    Formula para o calculo:

    CC= CO-PMPF

    O que é o Retorno do Ativo?

    Entre os indicativos econômicos relacionados ao mundo dos negócios, talvez o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI) esteja entre os mais importantes.

    O ROI é um parâmetro que serve para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento – seja um projeto de pesquisa tecnológica, uma campanha de marketing, a compra de uma nova máquina ou a aquisição de um novo título de renda fixa para sua carteira de investimentos.

    É para o ROI de uma atividade que os investidores costumam olhar ao avaliar a possibilidade de seguir adiante com o processo de investimento.

    Formula para o calculo:

    ROI= Lucro Líquido/Saldo médio do ativo total

    O que é Retorno sobre o Patrimônio Líquido?

    ROE é a sigla para o termo em inglês Return on Equity, que significa Retorno sobre o Patrimônio. Este é um indicador que mede a capacidade de agregar valor de uma empresa à partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.

    Esse é o retorno total do Lucro Líquido, medido como porcentagem do patrimônio líquido dos acionistas. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido mensura a rentabilidade de uma corporação ao revelar o quanto de lucro a companhia gera com o dinheiro investido pelos acionistas.

    Formula para o calculo:

    ROE= Lucro Líquido/Saldo médio do Patrimônio Líquido(PL)

    Esse são alguns indicadores onde poderão medir o desempenho da sua empresa de uma ano para outro.

    Para saber com utilizar esses indicadores e muitos outros para avaliar melhor sua empresa entre em contato.

    📧 contato@diasgalvaoconsultoria.com.br

    📱 (47) 99927-6116

    💻 www.diasgalvaoconsultoria.com.br

    Indicadores para avaliar a sua empresa?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *