Controle de Caixa, sua importância?

    Controle de Caixa

    O controle diário de caixa é fundamental para o sucesso de sua empresa, além de contribuir para uma boa gestão financeira e para a tomada de decisões acertadas. Para controlar o caixa é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro e apurar o saldo existente.

    Mesmo sendo resumido numa simples conta de somar ou subtrair, acaba intimidando muitos empresários que apresentam forte resistência à organização e à disciplina. Muitos fazem esse controle de seu caixa de forma intuitiva, não regular. Com isso, nem percebem quando estão perdendo dinheiro, deixando de ter lucro ou desperdiçando oportunidades de negócios.


    A falta de sincronia entre receitas e despesas é o segundo motivo de fechamento das empresas e que dificultam sua condução, segundo pesquisa do SEBRAE. O controle de caixa fornece informações para conferir os recebimentos, os pagamentos e os valores depositados em bancos; controlar e analisar as despesas pagas; e, fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa. Por medidas de segurança, evite ter dinheiro e cheques em caixa.

    Com um administração de caixa bem definido podemos definir a necessidade de adquirir capital de terceiro para suprir as necessidades da empresa e com isso obeter uma saúde financeira para empresa e horar com todos os nosso compromissos.

    É claro que o controle de caixa não influi somente no dia a dia da empresa e sim em todo o ano e tem intuito de manter a saúde financeira da empresa

    Por isso, assim como a gestão de estoques, gestão de pessoas, gestão de vendas, dominar as técnicas de controle de caixa é essencial quem possui uma empresa e deseja ver ela se projetando para o futuro.

    Isso porque, é justamente fazendo esse controle de caixa que o empresário vai ter noção, diariamente, de quanto dinheiro a empresa realmente dispõe para investir e para saldar os custos com funcionários, fornecedores e parceiros.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *